top of page

13 a 18/06 - 13h às 19h - Anexo da Estação Cultura

Exposição Permanente “Máscaras Gregas”

Jair Soares Junior

TERÇA 13/06/2017

15h - Escola Estadual Neca Querino

Espetáculo “Estórias de Pirata”

Sinopse: Três piratas estão à procura do tesouro: o baú do Barba Azul! Estórias são contadas ao abrir a canastra, que contém, nada mais, nada menos que o maior tesouro do mundo: a vida!

Produção: Trupe Ventania – Passos/MG

Classificação: LIVRE

19h - Estação Cultura

Espetáculo “Os Gigantes da Montanha”

Sinopse: A fábula “Os Gigantes da Montanha” narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita por Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro e, por extensão, da poesia e da arte e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. A 21ª montagem da companhia celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assina também a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).

Produção: Grupo Galpão - Belo Horizonte/MG

Classificação: LIVRE

QUARTA 14/06/2017

9h - Creche Mizael Ferreira da Silva

Espetáculo “Estórias de Pirata”

Sinopse: Três piratas estão à procura do tesouro: o baú do barba azul! Estórias são contadas ao abrir o baú, que contém, nada a mais, nada a menos que, o maior tesouro do mundo: a vida!

Produção: Trupe Ventania – Passos/MG

Classificação: LIVRE

20h - Teatro Rotary

Espetáculo “Aldeotas”, com Gero Camilo

Sinopse: A trajetória de Levi e Elias, dois amigos de infância, que se reencontram em fragmentos de memórias na pequena cidade de Coti das Fuças. Por sua força poética e memorialista, “Aldeotas” é um texto teatral que arranca o leitor contemporâneo do espaço e do tempo hostis da modernidade, e o transporta à recordação daquelas experiências de vida mais sublimes que estão apenas adormecidas dentro de nós.

Produção: Micuim Produções - São Paulo/SP

Classificação:  14 ANOS

22h30 - Estação Cultura

Espetáculo "Máscaras", com Cadú Fávero

Sinopse: A peça é um monólogo que narra a alegoria do triângulo amoroso entre Pierrot, Colombina e Arlequim abordando o amor em seus tantos níveis e possibilidades.

Produção: Cadú Fávero - Rio de Janeiro/RJ

Classificação: 14 ANOS

QUINTA 15/06/2017

07h30 às 10h30 - Casa da Cultura

Oficina “Contação de Histórias”

Ministrante: Sandra Parra

20 vagas (Inscrições prévias para atores)

07h30 às 10h30 - Palácio da Cultura

Oficina “O ator-criador no processo colaborativo”

Ministrante: Clóvis Domingos dos Santos

30 vagas (Inscrições prévias para atores)

07h30 às 10h30 - Rotary Clube

Oficina “Improvisação teatral com jogos diversos”

Ministrante: Rose Gonçalves

40 vagas (Inscrições prévias para atores)

07h30 às 10h30 - Anfiteatro do Colégio Estadual

Oficina “ O Ator e o Teatro Performativo”

Ministrante: Gil Esper

30 vagas (Inscrições prévias para atores)

07h30 às 10h30 - Salão do Educandário

Oficina “Descontrução do ator e preparação para o personagem - Iniciação Teatral”

Ministrante: Sandra Inez

40 vagas

 

11h - Teatro Rotary

Espetáculo “Avesso”

Sinopse: Três textos de William Shakespeare. Romeu e Julieta, MacBeth e Hamlet. Três releituras. Não possui ordem cronológica e nem linearidade. É o Avesso de Shakespeare. A partir de diversas obras que mostraram outras visões do original, incluindo o Hamlet Machine do Heiner Muller.

Produção: Comunidade Teatral Independente - Rio de Janeiro/RJ

Classificação: LIVRE

14h30 - Estação Cultura

Espetáculo “Enquanto a Chuva Não Vem”

Sinopse: O espetáculo Enquanto A Chuva Não Vem tem direção e texto do dramaturgo gaúcho Juliano Canal, que o escreveu com exclusividade para esta formação do Grupo Tramas e Dramas como presente pelos 10 anos. Retrata, de

forma realista, as relações inter pessoais de uma família que tem a mãe como provedora e mola propulsora desse núcleo. A falta de carinho, de diálogo e afeição, incomodam Júlio, o filho, que, a todo momento, se questiona “O que é o amor”.

Produção: Grupo Tramas e Dramas - Guaxupé/MG

Classificação: 14 ANOS

16h15 - Coreto Praça da Matriz

Espetáculo “Amor por Anexins”

Sinopse: O espetáculo Amor por Anexins conta a história de Inês, uma viúva honesta, digna e trabalhadeira, que quer muito se casar novamente porque a condição de mulher sozinha, naquela época era muito incômoda. E de Isaías, um solteirão, aposentado que também deseja se casar e que tem um estranho hábito: só conversa por meio de anexins, advindo daí situações muito engraçadas. O texto foi escrito e montado pela primeira vez no final do século XVIII, mas continua vivo, pulsante e muito atual, abordando de forma cômica um tema apaixonante: as relações humanas.

Produção: Cia Marthello de Thor

Classificação: LIVRE

18h - Teatro Rotary

Espetáculo “Nau dos Loucos”

Sinopse: O Grupo de Teatro Pepitos apresenta sua mais nova montagem, Nau dos Loucos, comédia de Luis Alberto de Abreu. O texto inteligente, satírico, sagaz, combinado com uma montagem dinâmica, por vezes acrobática e trilha sonora original, tocada pelos atores ao desenrolar da peça. Espetáculo contemplado na 13ª Mostra de Artes Cênicas Senac e no Amigos da Casa 2016 – Teatro Pedro II.

Muito riso e reflexões impactantes que falam de diversos temas, até da própria existência humana: “De que adianta ser mentalmente são, se o mundo é uma comédia louca e sem sentido?”

Produção: Grupo de Teatro Pepitos - Ribeirão Preto/SP

Classificação: 14 ANOS

 

21 h - Rotary Club

Espetáculo “Borra”

Sinopse: O espetáculo “Borra” é livremente baseado no universo realista do dramaturgo paulista Plínio Marcos. O texto trata às relações conflituosas de oito personagens que têm seus destinos cruzados dentro de uma cela, e que estão o tempo todo buscando maneiras de se assegurar perante os outros, por brigas, olhares, imposições e até mesmo pela demência. O espetáculo coloca o espectador cara a cara com a realidade apresentada, aonde a sobrevivência é a única regra em um mundo protegido pelas grades do sistema carcerário.

Produção: Trupe Investigativa Arroto Cênico - Rio de Janeiro/RJ

Classificação: 18 ANOS

21h - Estação Cultura

Recital de Violão Clássico - Celso Faria

SEXTA 16/06/2017

07h30 às 10h30 - Casa da Cultura

Oficina “Contação de Histórias”

Ministrante: Sandra Parra

20 vagas

07h30 às 10h30 - Palácio da Cultura

Oficina “O ator-criador no processo colaborativo”

Ministrante: Clóvis Domingos dos Santos

30 vagas

07h30 às 10h30 - Palácio da Cultura

"Oficina de Lambe + Intervenção Cultural”

Ministrante: Ana Persona

30 vagas

07h30 às 10h30 - Rotary Clube

Oficina “Improvisação teatral com jogos diversos”

Ministrante: Rose Gonçalves

40 vagas

07h30 às 10h30 - Anfiteatro do Colégio Estadual

Oficina “ O Ator e o Teatro Performativo”

Ministrante: Gil Esper

30 vagas

07h30 às 10h30 - Salão do Educandário

Oficina “Desconstrução do ator e preparação para o personagem - Iniciação Teatral”

Ministrante: Sandra Inez

40 vagas

11h - Praça da Matriz

Espetáculo “Escola de Mulheres”

Sinopse: "Escola de Mulheres", comédia e obra prima escrita por Moliére, em 1662, trata da infidelidade conjugal, um tema ainda hoje muito atual. O texto foi adaptado com o objetivo de trazer essa história para o cotidiano mineiro. O espetáculo anuncia Arnolfo, um solteirão que mesmo sabendo todos os truques sobre o adultério, resolve se casar. Para isso encontra em Inês, a menina que ele comprou quando ela tinha apenas seis meses, uma receita infalível de mulher honesta, criando ela o mais longe possível da maledicência da sociedade. Mas o que Arnolfo não sabia é que seria muito difícil manter a menina tolinha e afastada das pessoas da cidade.

Produção: Grupo Tupam - Patos de Minas-MG

Classificação: LIVRE

 

14h30 - Estação Cultura

Espetáculo “A Flor que nela Habitava”

Sinopse: Um monólogo emocionante que conta a história de um homem que, consciente da finitude das coisas e de sua vida, fala sobre particulares aparentemente comuns que compõem a existência, revelando a grandeza das coisas, a banalidade como são tratadas e a monotonia que torna a vida sem sabor.

Produção: Espaço Núcleo - Limeira-SP

Classificação:  16 ANOS

 

16h15 - Praça da Matriz

Espetáculo “Palhaçaria Circo Show”

Sinopse: A peça Palhaçada Circo Show é a grande aventura do Palhaço Trombada Trompete Trombone da Silva 3° e seus irmãos, os gêmeos acróbatas, Arnaldo Rodolfo 23 e Arnaldo Rosário 24, que juntos travam uma divertia batalha contra os monstros do mau humor.

Produção: CHAP - Companhia Horizontal de Arte Pública - Rio de Janeiro-RJ

Classificação: LIVRE

 

18h - Praça do Rosário

Espetáculo “O Felizardo”

Sinopse: Livremente inspirado em um conto dos irmãos Grimm – é uma comédia leve e gostosa que retrata as aventuras de João, um jovem cuja felicidade maior é o desapego.

Produção: Ovorini Carpintaria Cênica - Sete Lagoas-MG

Classificação: LIVRE

 

21h - Teatro Rotary

Espetáculo “Efêmeras”

Sinopse: Concebido para dialogar com o público sobre o universo feminino, em um momento que pede por uma mudança de olhar sobre o tema, “Efêmeras” se coloca sem travas, sem malícia, sem amarras ou pudores. Único e singelo. Tendo o cotidiano como fio condutor, aborda de forma atemporal e universal situações que, ao mesmo tempo, se contrapõem às relações humanas do mundo moderno e desnudam a alma selvagem feminina.

Produção: Coletivo de Criação - Ribeirão Preto-SP

Classificação: 16 ANOS

23h - Praça do Rosário

Show Musical “Bandinha Di Dá Dó”

 

SÁBADO 17/06/2017

 

9h30 - Praça da Matriz

Espetáculo “As aventuras do fusca a vela”

Sinopse: O Grupo Ueba apresenta “As Aventuras do Fusca a Vela” através da releitura do clássico Moby Dick. O espetáculo se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram em uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus delírios, para ver de perto a fúria de uma vingança. O jovem Jonas, nome inspirado no profeta Jonas que foi engolido pela baleia, entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho Ismael. Os dois partem em uma surpreendente aventura, com tubarões, sereias, tempestades e a caça movida pelo sentimento de vingança a baleia Moby Dick.

Produção: Grupo Ueba - Caxias do Sul/RS

Classificação: LIVRE

 

11h - Teatro Rotary

Espetáculo “A Aurora da Minha Vida”

Sinopse: A peça acompanha um grupo de estudantes de um colégio tradicional desde o primeiro ano até a formatura no antigo ginásio. Os personagens, arquetípicos, revelam tipos comuns das salas de aula de todos os tempos e os condicionamentos que justificam sua conduta.

Produção: Cia Tropeço de Teatro - Uberlândia-MG

Classificação: 12 ANOS

 

14h30 - Palácio da Cultura

Espetáculo “Cabaré Literótico”

Sinopse: Em uma ambientação que remete aos antigos cabarés, quatro experientes atrizes, Cleide Queiroz, Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli e Jô Rodrigues e o músico Sérvulo Augusto no piano retomam poemas eróticos e luxuriosos de autores renomados, desde os gregos até os do século XX. Autores como Goethe, Guillaume Apollinaire, La fountaine, Gregório de Matos e John Donne fazem parte do repertório.

Produção: As Tias - São Paulo-SP

Classificação: 16 ANOS

 

16h15 - Teatro Rotary

Espetáculo “O incansável Dom Quixote”

Sinopse: "O incansável Dom Quixote" narra a saga do mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo! Este homem de incomparável coragem e retidão, sempre montado em seu cavalo Rocinante e ao lado de seu escudeiro-amigo-braço-direito Sancho Pança, passa por muitas desventuras em teste de sua obstinação e coragem. Perde batalhas, duvidam de sua saúde mental, o chacoteiam… mas nada disso é páreo para a mente inquieta e o coração incomensurável do Cavaleiro da Triste Figura.

Sozinho no palco, Maksin Oliveira dá vida a Dom Quixote, Sancho Pança, Rocinante, Maritornes, narrador e outros personagens.

Produção: Magnífica Trupe de Variedades - Rio de Janeiro-RJ

Classificação: 12 ANOS

 

18h - Rotary Club

Espetáculo “34”

Sinopse: Com histórias inquietantes, surpreendentes, emocionantes e sobretudo reais, fazendo questionamentos sobre nossa posição diante a esse assunto que nunca passa ser prioridade, "34" é um espetáculo sensível que fala sobre a vida de mulheres encarceradas, que continua sendo um tabu neste país. A Insólito Cia de Teatro passa a dar voz a elas e suas famílias, desde o momento do que as levaram para à cadeia até o cotidiano da prisão. O texto dramático apresenta momentos de muita emoção.

Produção: Insólito Cia de Teatro - Teófilo Otoni-MG

Classificação: 16 ANOS

 

19h - Palácio da Cultura

Palestra Gabriel Villela

Sinopse: Antônio Gabriel Santana Vilela (Carmo do Rio Claro, 1958) é um diretor de teatro, cenógrafo e figurinista brasileiro. Dirigiu mais de 40 espetáculos entre adultos e infantis. Formou-se no curso de formação de diretores da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e vai dividir sua experiência com atores e interessados.

 

21h - Teatro Rotary

Espetáculo “Campo Santo”

Sinopse: Espetáculo "Campo Santo", dirigido por Guilherme Colina, traz à cidade uma leitura contemporânea sobre diversos aspectos da alma humana. Hipocrisia, alienação religiosa, falta de amor e fantasmas pessoais dão a Campo Santo o toque de caixa numa história que acaba por falar de todos nós. Numa catarse coletiva o público torna-se personagem de si mesmo.

Produção: Grupo Confesso - Belo Horizonte-MG

Classificação: 16 ANOS

 

DOMINGO 18/06/2017

9h - Feira JK

Espetáculo “Fica de zói nos trem!”

Sinopse: O espetáculo conta a história de dois palhaços que chegam na cidade a procura de risos, sorrisos, brincadeiras e abraços para encherem a bagagem da viagem e seguirem para outra cidade. Trazendo números de mágica, malabarismo, acrobacia, adivinhação e dança, com um humor saudável, os palhaços Dândi e Gadiego resgatam os números clássicos do circo-teatro, reprises e entradas de palhaços, trazendo todo o universo lúdico para o jogo e relação na rua ou palcos.

Produção: Cia de Circo-Teatro Que Tal Hoje? - Ouro Preto/MG

Classificação: LIVRE

 

10h30 - Estação Cultura (área externa)

Espetáculo “No Caroço do Joá”

Sinopse: Uma companhia de atores Mambembe apresenta, em cada cidade que passa, esquetes baseados em causos que presenciaram em suas andanças pelo interior mineiro. São causos de seresteiros, mulheres de vida fácil, feirantes, buscadeiras de água, empregados das ferrovias. São ao todo oito esquetes, intercaladas por números musicais criados especialmente para o espetáculo pelo compositor Josino Medina.

Produção: Ícaros do Vale - Araçuaí/MG

Classificação: LIVRE

 

14h - Teatro Rotary

Espetáculo “Ainda Aqui”

Sinopse: A peça, cujo texto contou com consultores em teologia e psicologia, narra a história de uma família que, desde sua origem, é obrigada a conviver com dores e sacrifícios, reconstruindo certezas e afetividades. A trama se desenvolve a partir do desaparecimento do filho, Maurício, torturado e morto político; e do desenvolvimento do Alzheimer na mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e ao marido num eterno retorno à dor da perda.

Produção: Cia Cerne - São João de Meriti - RJ

Classificação: 12 ANOS

 

15h - Estação Cultura (área externa)

Espetáculo “Estórias de Pirata”

Sinopse: Três piratas estão à procura do tesouro: o baú do Barba Azul! Estórias são contadas ao abrir a canastra, que contém, nada a mais, nada a menos que, o maior tesouro do mundo: a vida!

Produção: Trupe Ventania – Passos-MG

Classificação: LIVRE

 

16h - Estação Cultura (área externa)

Espetáculo “O Presente”

Sinopse: O espetáculo "O Presente" é resultado de um projeto de pesquisa e extensão da UFOP. O espetáculo tem como base a comédia italiana chamada Commedia dell´Arte que surgiu na Idade Média e influenciou a dramaturgia burlescca brasileira desde do séc. XIX até hoje. Um espetáculo cômico de rua para todas as idades.

Produção: ADA - Academia Dell´Arte - Ouro Preto-MG

Classificação: LIVRE

 

17h - Estação Cultura (área externa)

Intervenção “Homem Banda”

Produção: Trupe Ventania – Passos-MG

Classificação: LIVRE

 

18h - Teatro Rotary

Espetáculo “Se vivêssemos em um lugar normal”

Sinopse: “Se vivêssemos em um lugar normal” é a primeira adaptação para o teatro da obra literária homônima do escritor mexicano Juan Pablo Villalobos. Interpretada por Roberto Rodrigues, a história narra a saga de Orestes, um dos sete filhos de uma família cujo pai é um professor de educação cívica, mestre em propagar todo tipo de impropérios, e a mãe, uma típica personagem de dramas mexicanos. Dentro da “caixa de sapato”, apelido que a família dá a casa em que vivem, no morro da "Puta que pariu", o protagonista tenta entender sua situação econômica e mudar o curso de sua própria sorte. De uma narrativa cômica, dinâmica e irônica, essa tragicomédia resultará em uma encenação deliciosamente subversiva.

Produção: Cia Teatral Milongas - Rio de Janeiro-RJ

Classificação: 14 ANOS

FESTA GREGA: UM BRINDE A DIONÍSIO

Dia: 17/06/2017 - sábado

Local: Capella Chopp

Horário: 23:00 horas

Entrada 1° Lote: R$ 20,00 

Ingressos Limitados

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Dia: 18/06/2017 - domingo

Local: Teatro Rotary

Horário: 20:30 horas

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

 

Teatro Rotary

Avenida Dr. Breno Soares Maia, 459, Bairro Belo Horizonte

Palácio da Cultura

Praça Geraldo da Silva Maia, Centro

Estação Cultura

Rua Dr. Sepúlveda, 724, Bairro Coimbras

Praça da Matriz

Praça Monsenhor Messias Bragança, Centro

Praça do Rosário

Praça Geraldo da Silva Maia, Centro

Feira JK

Avenida Juscelino Kubitschek, próximo ao número 327, Bairro Casarão

bottom of page